Uma cor que eu amo muito nos cavalos é a tonalidade amarelada que os baios tem. O baio varia desde o amarelado até o bege escuro. É uma pelagem simples com extremidades em negro (exceto pelo douradilho).
Uma característica forte nos cavalos baios é a cor amarelada e a crina e as patas escuras, muitas vezes possuí a listra de burro. Existe umas quatro variações básicas de baio: baio escuro, baio palha, baio encerado e baio douradilho. São bem aceitas manchas brancas na cara e nas patas, ou o focinho cinza e as patas negras. O corpo nem sempre é uniforme igual ao alazão, mas o cavalo não chega a ser malhado.
O baio escuro é o mais conhecido. O pelo é amarelado bronzeado, as patas e crinas negras. Cuidado para não confundir com um castanho claro. Mesmo que seja escuro, o baio possuí o fundo amarelo bem visível.
O baio palha é muito apreciado pelo seu tom pastel. É chamado de palha por lembrar a palha de milho. A sua cor é bem clara, a crina e as patas podem ser da mesma cor do corpo ou em negro.
O baio encerado leva esse nome por lembrar a cera de abelha. O corpo é um amarelo queimado e as patas, crina e calda são em negro.
O baio douradilho, ou palomino como a maioria conhece, onde o corpo é amarelado e a crina mais clarinha (as vezes até branco). Não necessariamente o corpo precisa ser claro como o baio palha, o que caracteriza o palomino é a crina visivelmente mais clara que o corpo.
Comentários
Postar um comentário
Por favor, sua opinião é muito importante para mim. Escreva ela aqui.