A pelagem castanha é simples e uniforme. Existe uma variedade imensa de tons de castanho. A base do pigmento é o vermelho, com crina e calda preta, assim como as extremidades. O negro das patas podem chegar até o joelho, criando um degrade até as axilas. Então, ao menos gostaria de citar os principais: Castanho claro, comum, zaino/zaina, castanho escuro e castanho sangue.
Castanho claro
O castanho vermelho é a tonalidade mais clara. Na maioria dos cavalos o preto das patas não atinge as axilas.
Castanho Comum
Vou colocar nessa categoria de "comum" todas as tonalidades que são meio termo entre o castanho claro e o escuro. As características são as mesmas, crina, calda e extremidades negros e o corpo com reflexo castanho e vermelho.
Zaino
O interessante do cavalo zaino é que quando o animal fica muito exposto ao sol e calor a pelagem dá uma 'queimada', o que o torna quase negro. Possuí pelos negros pelo corpo, mesclando naturalmente com o castanho escuro. E é comum ter as axilas, focinho e flanco desbotado. Alguns zainos assim chegam a lembrar um cavalo preto maltinta. O que diferencia o zaino do maltinta é que o maltinta possuí o ventre negro e o focinho nunca é vermelho-acobreado. No zaino, o negro na cabeça se limita ao focinho.
Castanho Sangue
O castanho sangue é o mais fácil de reconhecer pelo fato do corpo ser vermelhão e brilhante. É uma pelagem comum em cavalos de tração, como Clydesdale.
Castanho Escuro
O castanho escuro tem uma tonalidade escura mais uniforme ao longo do corpo, o que o distingue do zaito. A crina e a calda podem ser negros, mas também podem ser castanho na mesma cor do corpo ou um pouco mais escuro. Axilas podem ser desbotadas, revelando um castanho claro.
Comentários
Postar um comentário
Por favor, sua opinião é muito importante para mim. Escreva ela aqui.