Pular para o conteúdo principal

A verdade sobre os maus-tratos

  Chegou a hora de ter um papo mais sério com vocês. Como dona de um blog sobre cavalos e como defensora dos direitos dos animais, eu me sinto na responsabilidade de falar de um assunto tão importante: maus-tratos.

 Um animal que a maioria das pessoas admira é justo o cavalo. E são muitos os que sonham desde pequenos em ter um bom cavalo para montar e se aventurar por ai. Se você está pensando em pedir um de presente pros seus pais é melhor parar e pensar com cuidado. Um cavalo é muito mais que um cachorro que você solta no quintal e da comida duas ou três vezes por dia. E ao ler, medite se seria sábio ainda comprar um cavalo, ou medite se o seu cavalo tem uma vida boa e feliz. E eu não estou falando de luxo não, são só aquelas coisas básicas que ele precisa (como comida, abrigo, água fresca e exercícios).

 Reflita, será que seu cavalo (mesmo que não perceba) está sendo maltratado? Eu gostaria de falar sobre algumas coisas que perante a lei é considerado crime. Claro que existem muitas leis que defendem os direitos básicos dos animais e possibilitam que eles tenham uma vida digna, mas vou explicar apenas as principais formas de maus-tratos e as consequências..


1 - Abandono

 Abandonar um animal é considerado crime. Mesmo que a gente saiba que não leva a nenhuma punição de verdade pra quem abandonar um animal (independente de qual for), vamos ser responsáveis. Muitos cavalos são abandonados quando idosos porque geram mais gastos que 'lucros', mas se ponha no lugar dele.

 Um cavalo de fazenda que passa a vida puxando uma arado pro fazendeiro plantar ali seu 'ganha-pão' chega na fase da velhice cansado e rende bem menos na hora de trabalhar. Então as horas de trabalho diminuem até ele não poder mais puxar nada. Agora, em vez de ajudar na plantação ele gera um custo médio de uns 500 600 por mês (mais o veterinário e remédios quando precisar). Mas é um cavalo que trabalhou por anos, ele merece mesmo ser abandonado?



2 - Trabalho brutal

 Porque eu escrevi "trabalho brutal"? Porque eu não sou contra um cavalo trabalhar. Acho inclusive que o cavalo não é descartável do trabalho. Muito pelo contrário, quando o cavalo trabalha em boas condições, no tempo certo, com descanso, comendo e bebendo de vez em quando, e quando ele trabalha dentro do limite do que ele aguenta, o cavalo é um beneficio pro dono e pra ele mesmo, seja fazendeiro ou quem pratique hipismo (lembrando que cavalos de hipismo treinam para realizar um esporte que também é considerado um trabalho).

 Um cavalo de trabalho também pode tirar prazer do que faz, da sensação de ser útil, de estar se exercitando, estar saindo e entrar em contato com outros ambientes, pessoas e animais.

 Não é porque é um cavalo é forte que ele aguenta tudo, ou que são obrigados a trabalhar todas as horas que o dono trabalha. As pessoas pensam que eles podem puxar qualquer peso, que podem trabalhar longas horas.

 Cada raça de cavalo tem suas particularidades - uns mais rápidos outros saltam melhor - e tem aqueles que aguentam puxar peso e tem resistência. Geralmente é fácil ver o cavalo adaptado ao trabalho pelos ossos mais largos, as pernas mais grossas, as patas mais largas seguras no chão.

 Olhe pro seu cavalo enquanto ele trabalha, olhe no olho dele. Você percebe cansaço ou tristeza? As pernas estão meio tremulhas? Ele parece desconfortável? Ele foi devidamente treinado e está acostumado com o equipamento? Se coloque no lugar dele, o que poderia fazer para tornar o trabalho dele mais digno?

Exemplo de trabalho digno.


3 - Condição de vida

  Não importa o quanto você queira um cavalo, querer NUNCA vai ser o suficiente para cuidar de um cavalo, e amor não enche barriga nem dá saúde. Eu falo sério quando digo que os custos mensais de um cavalo podem chegar a mil ou dois mil reais - isso se ele não ficar doente. Lembrando que um cavalo que vive amarrado na corda também é considerado um cavalo maltratado e sem as condições básicas.

 Só ter um pasto grande e soltar o cavalo não é o suficiente, ele precisa de um abrigo contra chuva, contra calor e pra se proteger quando estiver com medo. Ele vai precisa comer TODOS OS DIAS, e negligenciar comida a um animal (seja qual for) é crime. É considerado maus-tratos ainda o animal viver em um lugar fechado sem circulação de ar, sem luz e sem ter o direito de fazer exercícios físicos. Se o seu estábulo não tem uma abertura na baia nem nada parecido com o objetivo de não entrar muito vento ou chuva, faça uma janela que possa abrir de manhã e fechar á noite ou quando necessário.

 Não dê a desculpa de falta de tempo para não cuidar e exercitar seu cavalo. "Ah mas hoje fiquei com gripe e ninguém pode descer no rancho limpar a palha", "ah mas eu fui viajar e não pude deixar ele correr no pasto" - Bota a mão na consciência que você não tem um passa tempo e sim um ser vivo que sente e sofre como você. Você não tem um cavalo pra bonito. Um cavalo suja a baia de cocô, ele se estresa, fica deprimido, pode ter cárie, pode pegar um vírus e vai precisar de um veterinário. Pense antes de comprar e não depois.


4 - Assistência a saúde 

 Ver o animal ferido, doente, machucado e não fazer nada e não chamar um veterinário é outro crime. "Ah mas eu não tenho dinheiro agora", "ah mais eu não pago médico nem pra mim, eu espero no SUS, não vou pagar pra um cavalo" - Que pensasse nisso antes de comprar um cavalo. Um potro pode ser adquirido por uns 500 600 reais, um cavalo adulto por mil, dois mil um dos mais baratos, mas no dia a dia não vai ser um pacote de ração 15 quilos igual você compra pro seu pastor alemão.

 O veterinário de animais grandes é mais caro, os remédios e tratamentos também. Um cavalo não merece viver pra te servir, pra ser montado e ser exibido, viver pra trabalhar e quando machuca a pata e precisa de assistência você por conta própria decidir o que é melhor. "Ah mas foi uma torção, uns dias na baia tranquilo e ele melhora" - Não é você que decide isso, é um especialista. Existem lesões simples na coluna que com o remédio certo podem curar em semanas. Mas, sem a assistência correta, essa lesão tão simples pode durar meses ou anos ali causando dor e desconforto pro animal.




 Longe de mim dizer que você não pode ter um cavalo, gostaria apenas que você pensasse no cavalo antes de pensar em você. Se tem escola e sabe que em época de prova não vai ter muito tempo, ou já está com a ideia de cuidar finais de semana e férias é melhor pensar direito. Imagina um bebê. Os pais não cuidam dos filhos só nos finais de semana, um bebê come o dia inteiro e precisa de supervisão o dia todo. Mesmo que o seu cavalo não precise ser 24 horas vigiado eu acho que você entendeu o ponto em questão.
 E se você já tem um cavalo, comece a pensar se ele tem uma vida realmente feliz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia de pelagens de cavalos - Castanho

A pelagem castanha é simples e uniforme. Existe uma variedade imensa de tons de castanho. A base do pigmento é o vermelho, com crina e calda preta, assim como as extremidades. O negro das patas podem chegar até o joelho, criando um degrade até as axilas. Então, ao menos gostaria de citar os principais: Castanho claro, comum, zaino/zaina, castanho escuro e castanho sangue. Castanho claro O castanho vermelho é a tonalidade mais clara. Na maioria dos cavalos o preto das patas não atinge as axilas.  Castanho Comum  Vou colocar nessa categoria de "comum" todas as tonalidades que são meio termo entre o castanho claro e o escuro. As características são as mesmas, crina, calda e extremidades negros e o corpo com reflexo castanho e vermelho. Zaino O interessante do cavalo zaino é que quando o animal fica muito exposto ao sol e calor a pelagem dá uma 'queimada', o que o torna quase negro. Possuí pelos n

Guia de pelagens de cavalos - Tordilho

 O manto tordilho é caracterizado por pelos principalmente brancos e pretos que se mesclam naturalmente ao longo do corpo. É considerado uma pelagem composta. E as cores sempre são branco e preto. Os tordilhos são divididos em quatro categorias básicas: Tordilho Ruço, Tordilho Claro, Tordilho Escuro e Tordilho Negro. Sendo essa a ordem de tons do mais claro ao mais escuro. A medida que envelhece, os pelos brancos naturalmente vão dominando a coloração. Sendo que tordilhos ruço velhos podem ser confundidos com cavalos brancos. Tordilho Ruço  É um cavalo branco com as extremidades manchadas levemente de branco. Praticamente sem pelos negros pelo corpo, e praticamente não possuí padrões negro ou cinza no pelo. Diferencia do cavalo branco pela sua crina que pode ser acinzentada, e o focinho acinzentado. Tordilho Claro  Ainda com o fundo branco. Os tordilhos claros apresentam sinais cinzas pelo corpo, geralmente formando círculos. A crina chega a ficar mais escur

Star Stable - Nomes para cavalos baseados em MLP

 Consegui fazer uma lista para ajudar a achar o nome perfeito para seu cavalo ou pônei com base em personagens do My Little Pony. Lembrando que apenas a parte do nome fora do parenteses é que pode ser utilizada. E para conhecer cada pônei citado, veja também essa matéria Star Stable - Um nome My Little Pony para o seu cavalo . Fêmeas Amethyst Star Angel Wings Apple Honey Apple Pie Apple Rose Apple Stars Autumn Blaze Blueberry (Curls) Candy Caramel (Tooth) Candy Mane (Charity) Sweetmint Cherry Berry Cherry Spices Daise Flower Diamond Mint Diamond Rose (Enfermeira) Redheart Fluttershy Holly Dash Jade Singer Lemon Hearts Limestone (Pie) Lucky Star Mistmane Misty Fly Moon Dancer Moonlight (Raven) North Star Pinkie Pie (Princesa Luna) Luna Princess (Princesa) Skystar Rainbow Dash Rainbowshine Sapphire Joy Seabreeze Shadowbolts Starlight (Glimmer) Sunflower (Sunshower) Raindrops (Sweetie Belle) Sweet Bel